A História do Natura CO

Certo dia, um grupo de pessoas preocupadas com a situação de alguns atletas carentes resolveu criar uma instituição para angariar fundos e desenvolver as habilidades desses jovens no esporte Orientação. Após muitas reuniões, surgiu em 2001 uma Organização não Governamental (ONG) chamada Natural Art of Orienteering, tendo como seu fundador o Senhor Ramiro Bohrer.

Dois anos se passaram e as documentações necessárias para abrir uma ONG eram tão extensas e complicadas que o grupo decidiu por criar um Clube de Orientação. O nome em inglês também dificultava o entendimento da proposta e, sendo assim, em 29/06/2003 foi fundado o Natura CO pelo seu idealizador.

Na sequência, foram presidentes do clube os atletas Ariane Lopes Macedo, Sara Dornelles Weis, João Batista Porcella Vieira e Fernando Pereira Gruhn todos com a filosofia de desenvolver projetos para jovens atletas e organização de eventos esportivos. Desde a sua fundação o Natura organizou treinos mensais, campeonatos municipal, estadual, nacional e sul-americano e atuou em parcerias com a Universidade Federal de Santa Maria e Confederação Brasileira de Orientação nos demais eventos.

Ao longo dos seus 17 anos de existência o Natura CO viu seus atletas crescerem alcançando objetivos jamais imagináveis, como o Bolsa Atleta, o Alto Rendimento nas Forças Armadas e o tão sonhado ensino superior, pois no seio da equipe foram ensinados valores para toda a vida. A missão social do clube continua viva e a cada ciclo formamos novos professores apaixonados pelo esporte. Atualmente, o Natura Clube de Orientação é o segundo colocado no ranking estadual do Rio Grande do Sul, com estrutura e pessoal para organizar grandes eventos e capacidade técnica para lançar a cada ano novos atletas de elite nas disputadas provas do Brasil, sem esquecer da formação de novos participantes.